HOME / ARQUIVO DE NOTÍCIAS / Programa de exercício físico da NephroCare, para doentes em hemodiálise. Balanço dos primeiros seis meses de atividade

Programa de exercício físico da NephroCare, para doentes em hemodiálise. Balanço dos primeiros seis meses de atividade

21 março 2017

 

O arranque do projeto-piloto do Programa de Exercício Físico Intradialítico da NephroCare (PEF) teve lugar no verão de 2014 na unidade de diálise de Coimbra. Após uma fase de estudo e análise, a implementação a nível nacional teve lugar no último trimestre de 2016, estando atualmente implementado em 19 clínicas. Como forma de reforçar a vertente científica do programa, foi celebrado em novembro de 2016 um protocolo de colaboração com o Instituto Universitário da Maia – ISMAI. Esta parceria prevê a integração de estudantes do 2º ano do mestrado de Ciências da Educação Física e Desporto – Especialização em Exercício Físico e Saúde, possibilitando a concretização dos respetivos estágios curriculares nas clínicas da NephroCare Portugal em que o programa esteja implementado.

 

À luz do conceito “Exercise as Medicine”, consideramos que este protocolo com uma instituição de ensino superior de referência na área do exercício físico e saúde vem contribuir para cimentar os principais objetivos do programa: melhoria da qualidade de vida do doente em hemodiálise, da sua capacidade funcional e da composição corporal. No âmbito desta parceria a NephroCare irá apoiar o Simpósio Científico organizado pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) - “Exercise in Chronic Kidney Disease – Research and Clinical Implementation”, que terá lugar em junho de 2017 nas instalações do Instituto Universitário da Maia, contribuindo para a promoção e discussão sobre o estado da arte e perspetivas futuras da prática de exercício físico em doentes renais crónicos, bem como respetivas implicações na prestação de cuidados de saúde aos doentes em diálise.

 

O Programa de Exercício Físico Intradialítico da NephroCare (PEF) decorre durante o tratamento de hemodiálise e incluí uma componente aeróbia e uma componente de treino de força muscular. Um forte investimento inicial permitiu-nos dotar as unidades dos equipamentos necessários ao desenvolvimento do programa.

 

O balanço dos primeiros seis meses de implementação a nível nacional conta com cerca de 600 utentes em programa de exercício físico, sendo já mensuráveis as melhorias registadas a nível da capacidade funcional. Estes resultados só são possíveis devido ao grande envolvimento e empenho das nossas equipas no projeto, a quem deixamos o nosso agradecimento.

NephroCare
Trabalhar na Fresenius
NA
© Fresenius Medical Care Portugal
by Bluesoft.pt