HOME / ARQUIVO DE NOTÍCIAS / International Symposium: Exercise in Chronic Kidney Disease - Research and Clinical Implementation

International Symposium: Exercise in Chronic Kidney Disease - Research and Clinical Implementation

6 junho 2017

 

No passado dia 1 de junho, decorreu no auditório do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), um simpósio internacional, com o tema central – exercício físico na doença renal crónica.O evento foi organizado pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) – ISMAI com o apoio da NephroCare Portugal.

 

Na primeira mesa redonda, foram apresentados dados da investigação de programas de exercício físico nas várias fases da doença. Assim, o Dr. Douglas Gould (Leicester Kidney Exercise Team, Inglaterra), apresentou evidências dos efeitos do exercício físico no metabolismo muscular em doentes pré diálise. O Prof. Kenneth Wilund (Universidade de Illinois, EUA), analisou o estado da arte dos programas de exercício intradialíticos, enquanto que a Dra. Myriam Isnard-Rouchon (Universidade de Auvergne, França) apresentou os resultados de um programa de exercício físico intervalado, de elevada intensidade, numa amostra de doentes em diálise peritoneal. A Prof. Alice Smith (Leicester Kidney Exercise Team, Inglaterra), terminou refletindo sobre os programas de exercício em transplantados renais e apresentando o programa de exercício que está a ser levado a cabo pela sua equipa.

 

A segunda mesa redonda, focou-se naquilo que é a implementação prática de um programa de exercício físico em hemodialisados. Neste contexto, o Prof. João Viana (CIDESD-ISMAI), explicou o protocolo existente entre o ISMAI e a NephroCare. De seguida, António Guerreiro, Diretor Geral da NephroCare Portugal, explicou os motivos que o levaram a acreditar na importância estratégica da implementação de um programa de exercício físico. Pedro Martins, coordenador do programa de exercício físico da NephroCare, explicou a implementação prática do programa de exercício, fazendo ainda uma reflexão acerca daquilo que devem ser os futuros objetivos do programa.

 

O dia terminou com os representantes de cada país a fazerem o ponto de situação da implementação de programas de exercício em utentes com IRC. O Prof. André Novo, professor no Instituto Politécnico de Bragança e presidente da Associação Portuguesa de Reabilitação de Insuficientes Renais, explicou a evolução cronológica destes programas em Portugal. O programa de exercício da NephroCare foi reconhecido por todos, como um exemplo a nível internacional.

NephroCare
Trabalhar na Fresenius
NA
© Fresenius Medical Care Portugal
by Bluesoft.pt