HOME / ARQUIVO DE NOTÍCIAS / Fresenius apresenta estudos: 'Insuficiência Renal e os Portugueses' e 'Satisfação dos Doentes nas Clínica NephroCare'

Fresenius apresenta estudos: 'Insuficiência Renal e os Portugueses' e 'Satisfação dos Doentes nas Clínica NephroCare'

11 outubro 2012

 

A apresentação dos estudos "Percepção sobre a Saúde em Geral e Insuficiência Renal Crónica" e "Satisfação do doente em hemodiálise nas clínicas NephroCare", decorreu este 11 de Outubro no Hotel Altis Belém, em Lisboa.

 

O estudo desenvolvido pela Spirituc para a Fresenius Medical Care Portugal, teve como objetivo perceber qual o grau de conhecimento que os portugueses têm relativamente à prevenção da Saúde e da doença renal em particular. Paralelamente foram também apresentadas as conclusões do estudo de satisfação nas clínicas de hemodiálise da Fresenius, relativo às condições de serviço, relação com os profissionais e atitude comportamental dos doentes com insuficiência renal.

 

A apresentação dos resultados contou com análise e comentários do Prof. Dr. Paulo Moreira, Prof. da Escola Nacional de Saúde Pública e do Dr. Pedro Ponce, Diretor Médico Nacional da Fresenius Medical Care Portugal.

 

Uma das principais conclusões do “Estudo de Perceções sobre a Saúde em Geral e a Insuficiência Renal Crónica” revela que 86,5% a população portuguesa está sensibilizada para a importância de se desenvolver esforços de alerta na prevenção regular da Saúde e 52,5% em especial nas doenças renais, reconhecendo a necessidade de implementar campanhas preventivas mais eficazes nesta área.

 

Para o Presidente da Fresenius Medical Care Portugal, Dr. Ricardo Da Silva, «este estudo reflete que a população está consciencializada para os cuidados de saúde e para as doenças, demonstrando ter conhecimento da insuficiência renal crónica. Contudo as conclusões revelaram que há ainda um caminho a percorrer em termos da prevenção e sensibilização para esta doença, dada a sua incidência na população, o fato de se registarem mais de 2.000 novos casos anualmente e de haver mais de 10.400 doentes em hemodiálise, num total de 17.550 em tratamento de substituição renal».

 

Relativamente à satisfação dos doentes nas unidades de diálise do Grupo Fresenius, é de realçar que o grau de satisfação dos doentes é bastante elevado (aproximadamente 6 numa escala máxima de 7), sendo que a quase totalidade dos inquiridos (90,4%) recomendaria as clínicas da Fresenius para tratamento de um familiar ou amigo.

 

A Fresenius com estes estudos tem como objetivo contribuir para a melhoria dos serviços prestados e responder adequadamente às necessidades dos doentes.



» Press Release Apresentação Estudos 2012
NephroCare
Trabalhar na Fresenius
NA
© Fresenius Medical Care Portugal
by Bluesoft.pt