HOME / ARQUIVO DE NOTÍCIAS / Dia Mundial do Rim – 3ª idade em atividade na NephroCare Évora

Dia Mundial do Rim – 3ª idade em atividade na NephroCare Évora

13 março 2014

 

Hoje o turno da manhã da Clínica NephroCare de Évora foi diferente, os utentes participaram na primeira das sessões "3ª Idade Ativa”, iniciativa que será desenvolvida ao longo de uma semana em várias clínicas NephroCare. Os utentes, organizados em pequenos grupos, participaram em atividades direcionadas para o estímulo cognitivo e social, fizeram-se jogos “quem sabe, sabe”, charadas, adivinhas e provérbios. Foi possível ouvir músicas antigas e recordar. Descobrimos vozes e talentos entre os nossos utentes, e no final as 4 horas de tratamento acabaram por passar mais rápido.

 

"Envelhecer Sem Perder" - Foi nesta perspetiva de ocupação útil e ativa que neste Dia Mundial do Rim cujo enfoque é o envelhecimento ativo, surge a ideia de assinalá-lo com uma atividade de animação sociocultural direcionada aos nossos utentes idosos em diálise. O projeto integra as comemorações do Dia Mundial do Rim, desta vez alargadas a mais dias, durante o mês de março (13 a 20) e decorre em várias clínicas NephroCare do país. Sugere-se aos utentes em tratamento, um conjunto de atividades que promovem o estímulo direto à participação, sem qualquer referência científica. As sessões de animação pretendem ainda promover uma quebra de rotina durante o tratamento, aligeirando no que for possível a tensão do momento e procurando o bem-estar geral.

 

O estímulo cognitivo aliado a atividades lúdicas são as principais ferramentas do projeto. Através de jogos de palavras e charadas, visionamento de filmes antigos do cinema português, jogar trivial, ouvir músicas de época e quem sabe até cantar, vamos interagindo e criando estímulos cognitivos, à memória e à comunicação. Outro dos objetivos ultrapassa o momento da sessão de animação e prende-se com a capacidade da técnica de animação em promover e estimular, junto dos utentes em diálise, comportamentos mais ativos, possíveis de aplicar no dia-a-dia de cada um. Na realidade, o envelhecimento ativo também é um contributo direto da procura do próprio de alternativas ao sedentarismo e à apatia.

NephroCare
Trabalhar na Fresenius
NA
© Fresenius Medical Care Portugal
by Bluesoft.pt