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"Uma alimentação equilibrada e saudável poderá proteger os seus rins"

12 março 2015

 

Uma alimentação equilibrada e saudável, com pouco sal, ingestão de água e exercício físico regular são fundamentais para prevenir a diabetes e a hipertensão arterial, dois factores importantes que podem desencadear a doença renal crónica. Controle regularmente a sua pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue (glicemia),  o seu peso corporal no caso de ter excesso de peso ou obesidade. Uma atenção cuidada a estes factores é fundamental na prevenção da doença renal crónica.

 

Deixamos neste Dia Mundial do Rim pilares da prevenção na área da nutrição. Para cuidar dos seus rins deve ter em conta as seguintes recomendações:

v  Controle o consumo de sal (NaCl): Deve consumir até 6 gr de sal por dia ou até 4 gr/dia se tiver hipertensão arterial. Para limitar ao máximo o consumo de sal, evite os alimentos processados e não acrescente sal aos alimentos, uma vez que já faz parte da sua constituição.

o   Dica importante: Para poder controlar o sal que ingere é fundamental que leia os rótulos dos alimentos e verifique a quantidade de sódio (Na) que estes contêm. Na rotulagem a referência utilizada sobre a composição nutricional dos alimentos é o sódio, tenha em conta que a sua ingestão diária não deverá ultrapassar 2400 mg.

o   Alimentos com elevado teor de sódio: Enlatados, conservas, enchidos, fumados, manteiga com sal, azeitonas, pickles, queijos, bacalhau seco e salgado, alimentos instantâneos (como sopas e pudim), massa de alho, massa de pimentão, bebidas com gás, caldos de carne/peixe/vegetais embalados, molhos embalados, algumas bolachas (aveia), batatas fritas de pacote e aperitivos salgados, alimentos congelados e pré-confeccionados, refeições prontas e embaladas e fermento em pó.

o   Em alternativa ao sal e para dar mais sabor à comida utilize: azeite, vinagre, sumo de limão, alho, cebola, pimento (o amarelo é o mais rico em vitamina C), orégãos, manjericão, tomilho, louro, cebolinho, hortelã, coentros ou salsa.

o   Cozinhe com ingredientes frescos, são preferíveis aos enlatados que contêm elevadas quantidades de sódio.

 

v  Inclua na sua alimentação diária, 5 porções de frutas e verduras de preferência de diferentes cores de forma a ingerir diferentes vitaminas e minerais*.

v  Ingira uma quantidade equilibrada de proteínas (o equivalente à palma da sua mão ao almoço e ao jantar): prefira carnes brancas e peixe. No que respeita aos lacticínios, poderá consumir 2 a 3 porções, preferencialmente magros se tiver excesso de peso ou obesidade, hipertensão ou diabetes. Leia os rótulos e evite os lacticínios com elevado conteúdo em gordura e sal.

v  Limite o consumo de alimentos ricos em gordura saturada como: carne vermelha, queijo, manteiga, natas, enchidos, órgãos e vísceras, gelados, chocolate e bolachas.

v  Diminua o consumo de açúcar e de alimentos que o contenham.

v  É importante manter um bom nível de hidratação. Para isso ingira diariamente pelo menos 1.5 L de água se for mulher e 2.0 L se for homem. Deverá aumentar está quantidade sempre que praticar exercício físico.

v  Modere o consumo de álcool: até 2 cervejas (de 200ml) ou 1 copo de vinho por dia.

v  Faça 5 a 7 refeições por dia: 3 principais e até 4 pequenas refeições intercalares.

v  Prepare refeições saudáveis, respeitando um limite de calorias. O seu nutricionista pode ajudá-lo a criar um plano de alimentação atrativo, que lhe permita comer de forma saudável, saborosa e mantendo o seu peso dentro do desejável.

 

Cristina Antunes, Direção de Nutrição da NephroCare

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