HOME / ARQUIVO DE NOTÍCIAS / A importância de conhecer e compreender o tratamento

A importância de conhecer e compreender o tratamento

30 maio 2017

 

Entre os dias 18 e 19 de Maio a NephroCare Arcos de Valdevez promoveu um encontro com utentes e as suas famílias, abordando a temática: “A importância de conhecer e compreender o tratamento”, o encontro foi dinamizado pelos nefrologistas Dr. José Queirós (Diretor Clinico) e Dr. Bernardo Faria.

 

Este evento realizou-se no mês em que se comemorou o Dia Internacional da Família, e teve como objetivo:

  • Reforçar a importância da família na adesão/acompanhamento do tratamento,
  • Esclarecer algumas dúvidas/preocupações colocadas no dia-a-dia por doentes e familiares,
  • Promover e proporcionar um espaço de partilha de “saberes”, em que doentes/familiares possam participar e sugerir temas, que gostassem que fossem abordados em eventos futuros e que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades,
  • Doentes e familiares se sintam seguros e tranquilos quanto ao tratamento, para que a estadia na clínica, a sua qualidade de vida e bem-estar possam ser as melhores possíveis.

A organização, promoção e divulgação deste encontro contou com a participação de todos os colaboradores da clínica, sendo que a avaliação desta ação foi muito positiva, pelo feedback que nos chegou de alguns doentes e familiares, pelo que consideramos importante promover posteriores eventos sobre esta temática.

 

Exemplos de alguns testemunhos de doestes/familiares:

“Foi muito enriquecedor… as pessoas estavam descontraídas, colocaram muitas questões, e o Dr. explicou muito bem. Fiquei a saber muitas coisas que não sabia, e que agora já sei que vou estar mais atenta. Acho que se deviam repetir mais encontros como este.”

 “A minha sogra às vezes queixa-se de “fraqueza” nas pernas e eu não sabia que podia ter a ver com o potássio”

“Fiquei a saber que a máquina limpa muitas toxinas… Uma pessoa pensa que vem para aqui e que é só para tirar peso, e afinal a máquina tem outras funções.”

“Agora entendo que o facto de fazer mais horas de diálise é importante.” 

NephroCare
Trabalhar na Fresenius
NA
© Fresenius Medical Care Portugal
by Bluesoft.pt